Os 5Cs da Comunicação como Líder

O filósofo grego Heráclito disse: “A única constante na vida é a mudança.” Essa frase resistiu ao teste do tempo—por mais de 2.500 anos—e por um bom motivo: é verdade.

O ritmo da mudança e a taxa de incerteza parecem estar acelerando em todo o mundo. Seja em transições industriais, mudanças corporativas ou as consequências de desastres naturais e pandemias, é um tempo de grandes sentimentos, emoções e reações enquanto as pessoas lidam com o desconhecido.

Como fundador, não importa se você iniciou uma mudança ou se ela está sendo forçada sobre você. Você tem um papel em conduzir sua equipe (e a si mesmo) pela tempestade da mudança para que todos vocês cheguem do outro lado.

Liderar através da mudança é sobre pessoas, e você precisa usar suas habilidades interpessoais para fazer isso bem. Mais coração, menos cabeça. Isso requer uma liderança corajosa e centrada no ser humano, que equilibra o calor da empatia com a força e responsabilidade.

Por quê? Porque organizações não mudam, as pessoas mudam. E a menos que você lide com os sentimentos e emoções de sua equipe e lidere de uma maneira que eles queiram seguir, a mudança que você está implementando nunca terá sucesso.

Comunicar e liderar corajosamente através da mudança requer cinco elementos-chave. Vamos analisar cada um deles.

1. Crie Clareza

Tenha clareza sobre como você quer navegar pela mudança, clarifique suas mensagens principais, adapte-as ao seu público, e então forneça essa clareza à sua equipe. Explique por que a mudança é necessária, por que eles devem se importar e por que é benéfico para eles se envolverem.

Mesmo que você não tenha todas as respostas ou não saiba os detalhes sobre o que está mudando ou como isso afeta sua equipe, você ainda pode criar um nível de clareza ao ser proativo e transparente em sua comunicação. Mantenha suas mensagens simples, claras e concisas.

2. Conecte-se com Curiosidade

Conecte-se com sua equipe, mostre que você se importa e seja curioso sobre os sentimentos, preocupações e respostas deles à mudança. Essa abordagem empática constrói confiança e garante que sua equipe se sinta vista, ouvida e compreendida.

Quanto mais você entender alguém, mais eficazmente poderá liderá-lo. Você será muito menos surpreendido por reações, demissões e problemas que você não percebeu até que explodam.

3. Desafie com Franqueza (Candor)

Navegar pela mudança é difícil. Mas no meio da dificuldade, você e sua equipe têm uma escolha sobre como responder.

Lembre-se e lembre sua equipe dessa escolha, que exige que vocês desafiem mentalidades, foco e comportamentos de forma franca e honesta.

É absolutamente necessário ter empatia com o lugar onde sua equipe está, mas você ainda tem a responsabilidade de responsabilizá-los por sua performance. Não evite conversas difíceis durante a mudança, mas lembre-se de manter o foco na questão e ser gentil com a pessoa.

4. Treine com Compaixão

Apoie e incentive sua equipe a encontrar suas próprias respostas para os desafios que enfrentam durante a mudança. Faça isso ao reservar um tempo para conversas individuais com sua equipe e ao ter conversas de coaching.

Não se trata de resgatar, solucionar problemas ou oferecer respostas rápidas. Trata-se de fazer perguntas, promover a reflexão e usar a investigação com foco no futuro para ajudá-los a se estabilizarem durante a tempestade.

Esta é sua chance de ter um impacto duradouro em sua equipe como líder. Conversas de coaching capacitam sua equipe a assumir responsabilidade pessoal por encontrar suas próprias soluções, e a compaixão garante que eles se sintam realmente cuidados e apoiados ao longo do caminho.

5. Comprometa-se com Consistência

Liderar através da mudança não é algo que você faz uma vez. Não é uma conversa, uma reunião ou uma mensagem. É um processo que requer compromisso e consistência, repetição e reforço.

Muitas mudanças falham porque são excessivamente gerenciadas e mal comunicadas. A liderança de mudança e as mensagens precisam ser incorporadas nas atividades do dia a dia de maneiras novas e variadas. Você precisa continuar "batendo o tambor". Você precisa ser consistente em sua comunicação, comportamento e ações para construir confiança, de modo que sua equipe o siga durante a incerteza.

Imagine o seguinte: a mudança está acontecendo, e sua equipe está processando seus sentimentos, comportando-se de maneira apropriada e ainda entregando resultados como parte de uma equipe produtiva. Eles podem não gostar da mudança e ainda ter preocupações, mas estão trabalhando isso com você, não contra você. Eles não estão presos ou atolados em resistências, bloqueios ou discussões porque se sentem apoiados, cuidados e compreendidos.

Seguir os cinco Cs como líder durante a mudança ajudará a guiar sua equipe em direção à aceitação, permitindo que você navegue pela tempestade até águas mais calmas, com seu navio e tripulação intactos.

Anterior
Anterior

Networking e Construção de Relacionamentos no Ambiente Virtual

Próximo
Próximo

A Revolução da Força de Trabalho: IA + Humanos